leads

Vídeo – Leads: O que são, de onde vêm, e do que se alimentam

O que são leads? Saiba por que você precisa tanto deles, como ter leads e o que fazer com eles.

Diariamente travamos um desafio árduo para conquistar clientes para o nosso negócio. Desenvolvemos estratégias que nos ajudam a compor a forma de apresentação e comercialização dos nossos produtos, serviços, marca… até a definição dos valores para os futuros clientes.

Você realiza esse processo visando atingir o maior número de pessoas (contatos) para que algumas se tornem de fato seu cliente.

Todos nós passamos por isso. Todos nós passamos por este processo. E dentro deste processo é onde nasce um lead.

O termo lead é muito usado no meio do marketing digital e sua tradução ao pé da letra no dicionário Michaelis é:

lead1
lead1
n 1 chumbo. 2 grafita. 3 sonda, prumo. 4 chapa para cobrir telhados. 5 bala de arma de fogo. vt 1 cobrir, moldar, prender etc. com chumbo. 2 Typogr prover com entrelinhas. adj de chumbo. black lead grafita. red lead zarcão. to swing the lead coll dizer-se doente para escapar ao serviço. white lead alvaiade.
lead2
lead2
n 1 conduta, guia. 2 precedência. 3 direção, comando, liderança, primeiro lugar.4 vanguarda. 5 exemplo, precedente. 6 orientação, indicação, pista, indício. 7mão (nos jogos de cartas). 8 passagem através do gelo. 9 curso de água artificial. 10 correia para amarrar cachorro. 11 cabo condutor

Ou seja, nada a ver com o termo que realmente usamos no mkt digital, que é usado para todo aquele que demonstra interesse em você.

OK, então o que são leads?

Então é isso! Um lead é aquele que reagiu positivamente à você, à sua empresa ou ao seu produto ou ainda conteúdo.

Mas tenha em mente que adquirir leads não é algo tão fácil. Você precisa ter uma estratégia de captação de leads.

Deixa eu lhe dar um exemplo: Visitantes vs Leads

leads no site

Vamos usar o seu site como exemplo. [você tem site né?! Tem que ter, mas se ainda não tem me manda uma mensagem que resolvo isso para você: mandar mensagem]

Então vamos supor que seu site recebe em média 500 visitantes por mês (você precisa ter dados do seu site!). E aí? O que você sabe sobre eles?

Absolutamente nada. Pode saber sobre a interação deles no site, mas não saberá nenhuma informação mais pessoal. Por que? Porque são apenas visitantes, e visitantes sem nenhuma estratégia não irão te gerar relacionamento e possíveis vendas.

Você precisa torná-los em leads. Precisa empregar uma estratégia para isso.

Um dos grandes problemas que identifico em muitas empresas dos meus clientes é que o site deles foram criados (as vezes muito bem criado) mas, faltou um tempero de marketing digital.

Vejo sites apenas recebendo visitas e nada mais. Visitantes que não ligam, não voltam e não interagem. E de quem é a culpa? Sim, é sua.

Outro exemplo: Eu postei um vídeo no Facebook e aqui no meu site contando um case de um cliente (ver vídeo). Um dia após a postagem, tive em média 1000 visualizações. Nesse case que contei eu falei o termo “gerar leads” e 32 pessoas me escreveram perguntando o que era isso.

Essas 32 pessoas são os meus leads provenientes do conteúdo da minha postagem. Elas reagiram de forma positiva ao conteúdo.

Mas não esqueça que além de gerar leads você precisa nutir os leads. Isso mesmo! Alimentá-los com alguma coisa do seu negócio, para que futuramente se tornem potenciais clientes.

É uma estratégia que você precisa pensar com carinho.

Se eu fosse vender algo aqui, eu colocaria esses 32 leads em meu funil de vendas ou funil de leads:

funil leads

E depois disso, você ainda vai ter que refletir na estratégia de nutrição dos seus leads para que eles se tornem leads qualificados.

Exercendo um bom trabalho com seus leads qualificados você está aproximando eles de se tornarem futuros clientes da sua empresa.

Mas tenha todos os passos em sua estratégia de marketing senão pode dar errado. Há um tempinho atrás a Marketing Sherpa realizou uma pesquisa que indicou que nas empresas B2B (business to business ou empresa para empresa) 73% dos seus leads não estão prontos para receber uma oferta.

Então cuidado na hora de montar sua estratégia. Assista o vídeo para saber mais sobre o assunto:

Indique amigos, curta e compartilhe isso porque gerar lead é algo fundamental para qualquer empresário e faz toda a diferença!

Agora é minha vez de pedir leads (kkkkkk). Deixe seu e-mail para receber mais conteúdo 😉

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